Quixadá: O bispo emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, está internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). O religioso deu entrada na unidade no último domingo (31) após sentir-se mal e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A informação foi confirmada pela Diocese de Quixadá através de nota, assinada pelo administrador diocesano, Padre Francisco Otaviano. De acordo com a nota o estado de saúde de Dom Adélio é estável mas ele não tem previsão de alta.
Também na nota a Diocese esclarece que continua acompanhando a evolução clínica de Dom Adélio e que deve publicar novas informações assim que o quadro de saúde do bispo for atualizado. “Solicitamos de todos os diocesanos que rezem pelo restabelecimento de sua saúde, para que o quanto antes esteja em nosso meio”.
Com 92 anos completados no final de abril deste ano, Dom Adélio Tomasin ainda desenvolve atividades no Remanso da Paz, onde mora, mas suas condições físicas são naturalmente limitadas por conta da idade. O andar e a fala estão ainda mais devagar, mesmo assim o religioso continua lúcido e celebra quase todos os domingos.
Sua mais recente atividade foi o lançamento de dois livros, Maria e José, que fazem parte de uma espécie de trilogia onde ele escreve sobre o significado de cada um desses personagens para a fé cristã. Os escritos foram elaborados a partir de anos de estudo e leitura como bispo, professor universitário que foi e como estudante de teologia de uma rica biblioteca que mantém no Remanso, onde mora.
Sua mais recente aparição pública foi no último fim de semana, quando visitou o Hospital e Maternidade Jesus Maria José acompanhando de Francisco Otaviano. Nas imagens Dom Adélio aparece andando com o auxílio de moletas. “A visita era muito aguardada pelos gestores e profissionais da casa”, disse a diretoria do HMJMJ.