Região Central: No Sertão Central existe um único município que, passado mais da metade deste ano de 2022, chegou até aqui sem confirmar nenhum caso de dengue ou de chikungunya. Existem apenas sete cidades do Ceará nesta mesma situação, entre os 184 municípios.
Quem figura essa lista da região Central é o município de Deputado Irapuan Pinheiro. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e constam no último boletim epidemiológico, que foi divulgado no final do mês de julho pela pasta.
Dos 18 municípios do Sertão Central Deputado Irapuan Pinheiro é o único que há sete meses, ainda não registrou nenhum paciente com confirmação de dengue ou de chikungunya. Se considerado todo o estado, existem outros seis municípios que estão nessa vantagem, são eles: Altaneira, Graça, Hidrolândia, Ipaporanga, Irauçuba e Umirim.
Na edição que circula de forma online nesta terça-feira (9), o jornal Diário do Nordeste destacou os dados da Sesa que constam no último Boletim. Ouvindo os municípios que estão no topo da lista positiva, as autoridades em saúde de Irapuan Pinheiro afirmaram que conquistaram esse índice por meio do “tratamento e a eliminação dos focos”.
Na cidade, a Secretaria de Saúde tem realizado palestras em escolas, com orientações sobre como previnir a reprodução dos focos das arboviroses, e tem investido em uma comunicação preventiva nas redes sociais. O carro de som, um velho conhecido na hora de transmitir recados importantes em cidades do interior, também vem sendo usado em Deputado Irapuan Pinheiro.