UniCatólica se prepara para o retorno da Colação de Grau presencial

compartilhar no:
As celebrações em alusão a Formatura 2022.1 acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, estando programado para o dia 20 de julho. Foto: divulgação

Entrar no ensino superior é o sonho de muitos, e conquistar o diploma em sua profissão de escolha é o desejo de todo estudante universitário. A vida acadêmica traz experiências e oportunidades incríveis para os acadêmicos durante sua formação. É um tempo, também de superação, desafios e conquistas em busca da tão sonhada formatura.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização das últimas Solenidades de Colação de Grau, a UniCatólica, assim como todas as outras Instituições de Ensino Superior, concedeu a outorga do grau de forma virtual. Todavia, com o declínio no número de óbitos e internamentos, a chegada das vacinas e, mediante as recomendações sanitárias e de saúde estabelecidas pelos órgãos competentes, a Colação de Grau 2022.1 do maior Centro Universitário do Sertão Central, acontecerá, após quase três anos, de forma presencial, possibilitando que os formandos possam finalmente, ao lado de colegas, amigos e familiares, comemorar a conclusão de mais uma etapa em suas vidas.

As celebrações em alusão a Formatura 2022.1 acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, estando programado para o dia 20 de julho (quarta-feira) a Missa em Ação de Graças, na Catedral Jesus Maria e José, a partir das 19h e no dia 21 de julho (quinta-feira) a Solenidade de Colação de Grau, no Ginásio Poliesportivo da Unicatólica, a partir das 20h. Em entrevista, a Comissão Institucional de Colação de Grau pode antecipar que o rito sofreu pequenas modificações, com a inserção de novos protocolos e uma surpresa, que será revelada apenas na hora do evento.

Sabe-se que há mais de dois meses os trabalhos para os dois dias de evento vêm sendo estrategicamente planejado. Wendel Brito, Coordenador de Marketing e membro da Comissão Institucional de Colação de Grau, informou que uma grande estrutura será montada para receber os formandos, familiares, amigos, convidados e toda a sociedade, para ele “Os dois dias de evento representam a graça e bondade de Deus, sobretudo neste tempo adverso em que passamos, como também o envio a sociedade e ao mercado de trabalho de profissionais qualificados e sobretudo humanos, em uma Instituição ética, sustentável e comprometida com a transformação social”.

Crislane Nascimento, colaboradora e também membro da Comissão Institucional de Colação de Grau, destacou o envolvimento de toda a equipe da UniCatólica para o evento e o “gostinho de saudade” que vai deixando. “Estamos ansiosos para a chegada do grande dia, de uma coisa temos certeza: iremos entregar o melhor evento da vida deles, para deixar marcado na memória, por isso estamos diuturnamente dedicados na plena execução do nosso projeto. Nos alegramos em entregar tantos profissionais a sociedade, mas no nosso coração, vai ficando o gostinho da saudade de ver cada um deles em nosso campus. ” Relatou.

UMA HISTÓRIA DE CORAGEM, DEDICAÇÃO E RESILIÊNCIA

Em uma narrativa cheia de emoções, o formando do curso de Odontologia, Breno Monteiro, desdenhou um pouco da sua trajetória ao longo dos últimos cinco anos. Selecionamos alguns trechos em que o formando relata suas lutas, até chegar ao grande dia:

“Exatamente no dia 08 de janeiro de 2017 eu estava no meu quarto chorando e triste, pois tinha passado no vestibular, porém não tinha como fazer a matrícula. A dona Mara Rosa (avó) chegou no meu quarto e me disse: Eu não sei como meu filho, mas se arruma, vamos fazer a sua matrícula, eu só ficarei em paz quando te ver formado e eu, sem acreditar, peguei minha moto 50cc fomos fazer a matrícula. Esse foi o dia mais feliz da minha vida, voltando para casa com R$1,50 de troco, mas com a fé em Deus e a felicidade no coração de que ali estaria começando uma linda história.

Dois meses depois, consegui o FIES e quando cheguei em casa comemorei chorando com uma alegria indescritível e uma sensação inexplicável, mas o que Deus preparava era muito maior, e um ano depois fui aprovado no PROUNI (Programa Universidade para Todos) com uma bolsa integral de 100% que me possibilitou a passar pelo ensino superior com uma bolsa de 100%.

Foram os cinco anos mais longos e gratificantes de toda a minha vida, apesar de ter uma bolsa 100%, tive que abrir mão de diversas coisas para continuar. Por vontade minha e um sonho paralelo, comecei a trabalhar e estudar para que pudesse me manter na faculdade e realizar esse sonho. Não foi fácil, foram anos de muita coragem, luta, dedicação e resiliência. Tive que abrir mão de alguns sonhos em detrimento de outros, abri mão de bens materiais, de conforto, de saída com amigos, de viagens e de diversas outras coisas. Inúmeras vezes senti vontade de largar tudo para o ar, me sentia esgotado, sem forças e sem ânimo e, em Deus, encontrei força, coragem e resiliência para continuar.

Enfim, estou há poucos dias de me formar e o que carrego dentro de mim é um sentimento de gratidão por todo o caminho que percorri para chegar até aqui. Agradeço primeiramente a Deus, a minha família, aos meus amigos e todos os profissionais da UniCatólica, em especial aos meus professores, que com muito profissionalismo, atenção e dedicação, contribuíram nesta minha trajetória. ”