Taxa de positivados diminui e Ceará sai oficialmente do período crítico da 4ª onda de Covid-19

compartilhar no:
Os índices de casos confirmados caíram assim como também os índices da taxa de positividade. (Foto: Prefeitura de Macaé/Divulgação)

A semana que se passou trouxe uma informação que resulta num grande alívio para a população do estado: o Ceará está oficialmente livre do período crítico da 4ª onda de contaminação por casos de Covid-19. A informação foi detalhada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

“Podemos dizer que saímos do período crítico da quarta onda, que foi onde o maior número de casos foram confirmados”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Ceará, Sarah Mendes. A declaração foi dada ao jornal O Povo.

O principal responsável por esse novo cenário no enfrentamento do coronavírus no Ceará, são os índices de confirmação. Conforme a Sesa houve uma queda significativa de 90% no número de confirmados por Covid-19 no último boletim epidemiológico, em comparação com os dados das últimas duas semanas.

O curioso é notar o quanto o poder de disseminação do vírus está cada vez mais fraco, frente a imunização da população, uma vez que mês passado o Ceará havia registrado uma das maiores taxas de casos confirmados.

O total de testes positivos chegou a mais de 27 mil em junho. Caiu para pouco mais de 19 mil casos no início de julho, chegou a 9 mil na segunda semana deste mês e, na última semana epidemiológica, registrou apenas 1.795 casos confirmados.

Os índices de casos confirmados caíram assim como também os índices da taxa de positividade. Essa taxa é medida pelo diagnóstico percentual daquele paciente que poderá vir a testar positivo, frente aos que solicitam o teste e se enquadram como suspeito.

No final da primeira semana de julho, por exemplo, de cada 100 pessoas que solicitavam o teste, 50 etstavam positivo. Já neste final de mês a positividade caiu pra 39%. Nesta condição, a cada 100 pessoas que fazem o teste, 11 delas possuem a chance de testar positivo.

Conforme o Revista Central mostrou ontem, o número de casos positivos por coronavírus em Quixadá, caíram nas últimas semanas, voltando ao patamar de mais de um mês atrás. Durante o final de junho, até as duas primeiras semanas de julho, os índices vinham subindo, mas estabilizaram e passaram a diminuir desde então.