Solenidade de tombamento do Campo de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, ainda não tem data marcada

compartilhar no:
Campos de concentração abrigaram retirantes da seca que morreram e agora será tombado (Foto: reprodução)

Região Central: A solenidade que vai oficializar o tombamento do Campo de Concentração do Açude Patu, no município de Senador Pompeu, foi cancelada e ainda não há nova data para acontecer. Programada anteriormente para a última terça-feira (26), o evento foi adiado mas ainda não há uma nova data definida.

O deputado estadual do PT, Acrísio Sena, que integra a comissão responsável pelo processo de tombamento histórico da estrutura do local, lançou uma nota afirmando que “a reunião do Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) para tratar do tombamento foi cancelada pela Secult”.

Esta é a segnda vez que o tombamento do Patu foi cancelada. O evento contaria com a presença de autoridades municipais e estaduais, e estava anteriormente previsto para acontecer na Biblioteca Pública Estadual em Fortaleza. O tombamento do Patu foi aprovado após projeto do deputado Queiroz Filho (PDT). Para o parlamentar os campos de concentração, que no passado abrigavam retirantes da seca, são os únicos ainda de pé que existe no Ceará. Daí sua relevância histórica.

“Atualmente consiste em um canteiro de obras com 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Calcula-se que morreram cerca de 12 mil pessoas, mais da metade dos concentrados, tanto que foi criada a ‘Caminhada da Seca’, que reúne anualmente, desde 1982, mais de cinco mil pessoas”, afirma ele no projeto.