Quixadá: O município de Quixadá entrou para a lista de municípios que apresentam pacientes com casos suspeitos da variola dos macacos. A informação foi confirmada durante a semana em boletim epidemiológico, pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A expectativa é que nesta sexta-feira (15) ou nos próximos dias, o exame com o laudo laboratorial seja divulgado.
De acordo com o boletim da Sesa, atualmente sete casos suspeitos de varíola dos macacos está sendo investigada. Além de Quixadá a Secretaria mapeou um casos suspeito em Maranguape, um em Aracoiaba, um em Juazeiro do Norte e outros três em Fortaleza.
O exame laboratorial é o procedimento mais seguro que descarta ou confirma a doença. Geralmente a Sesa divulga boletins com atualização do cenário epidemiológico no estado sempre às sextas, por iso são grandes as expectativas que o caso em Quixadá posa ser confirmado ou descartado ainda nessa sexta-feira.
Durante essa semana, em nota, a Sesa confirmou mais um caso de varíola dos macacos no Ceará. É o terceiro paciente confirmado nos últimos meses, desde que um posível surto da doença passou a ser considerado por todo o Brasil. O paciente posui 26 anos, reside em Fortaleza mas, recentemente, teria viajado para São Paulo.
A pata esclareceu que assim com os outros dois casos, o paciente está isolado. Em nota a Sesa disse que busca contatos próximos da pessoa e ainda está coletando mais material para a elucidação do caso. “A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença”, pontua.