Prefeitura de Quixadá firma acordo e paga salários de médicos deixados em atraso em 2020

compartilhar no:
TAC foi firmado junto do MPCE e, de acordo com sindicato da categoria, primeira parcela já foi paga (Foto: divulgação)

Quixadá: O município de Quixadá firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e se comprometeu a pagar os salários que aviam ficado em atraso desde novembro e dezembro de 2020, aos médicos que prestaram serviço para o município. O Sindicato da categoria conseguiu se acertar com a prefeitura através do TAC.

O Termo foi celebrado junto do Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá, e com o departamento jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará. De acordo com a entidade sindical, o MPCE reconheceu a dívida em aberto no valor de R$ 271.588,06 aos médicos contratados para prestar serviços na cidade.

Logo depois de firmado o procedimento, o Sindicato detalhou que os médicos que são amparados pela ação, já receberam a primeira parcela da remuneração em 14 de junho. O valor foi dividido em seis parcelas, a serem pagas no dia 15 de cada mês.

“Após muitas tratativas e negociações, finalmente conseguimos firmar o TAC e garantir o pagamento de 12 médicos que prestaram seus serviços ao município de Quixadá, em 2020, e que ainda não haviam recebido as remunerações devidas”, afirma a gerente do Departamento Jurídico, Dra. Thaís Timbó, responsável por acompanhar o caso.

A situação dos salários atrasados dos médicos foi denunciada pelos próprios profissionais, nos últimos dias de dezembro do ano de 2020. Em um vídeo, uma médica gravou momentos dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município onde denunciava o atraso no repasse do salário da categoria.

Por conta da situação em fevereiro de 2021, o município de Quixadá entrou na lista do Devedômetro, levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará de prefeituras cearenses em débito com os salários dos médicos.

Em maio deste ano, após êxito na negociação, o município saiu da lista. O Revista Central procurou a Prefeitura de Quixadá para comentar o caso, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.