Quixadá: A governadora Izolda Cela entregou, nesta quinta-feira (30), dois equipamentos importantes para o desenvolvimento de Quixadá no que diz respeito a educação e acesso a água: o Centro Cearense de Idiomas (CCI) e a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), respectivamente.
A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Jucineide Fernandes; do secretário executivo de saneamento da Secretaria das CIdades, Paulo Lustosa; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; e do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, entre outras autoridades.
A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quixadá contou com R$ 8,3 milhões em investimentos para beneficiar 98 mil moradores. A nova ETA vai dobrar a capacidade e aprimorar o tratamento de água no município. A estação foi projetada com capacidade nominal de tratamento de 360 litros de água por segundo e vislumbra um horizonte de 20 anos.
“A estação vai trazer um benefício muito grande para a população de Quixadá, que vai dar muito mais qualidade de vida aos moradores. É uma ETA moderna, que vai entregar água de qualidade e que já está em pleno funcionamento”, detalhou o presidente da Cagece, Neuri Freitas.
O equipamento utiliza a tecnologia de Ciclo Completo (CC), que possibilita a utilização da filtração direta durante os períodos de estiagem.
Os serviços contaram com a construção de unidade de mistura rápida; unidade de floculação; unidade de sedimentação; unidade de filtração; estação de tratamento de resíduos sólidos gerados constituída por leitos drenantes; unidades auxiliares formadas por casa de química e laboratório e unidade de sistema de cloração.
A ETA vai utilizar as unidades auxiliares de tratamento já existentes no local, como casa de bombas, reservatório apoiado, reservatório elevado e estação elevatória de água tratada, por exemplo. As obras fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para a universalização dos serviços de abastecimento de água no Ceará.