A empresa canadense South Atlantic Gold chegou ao Ceará onde pretende realizar um projeto de exploração de minério no município de Pedra Branca. A empresa vai investir ceca de R$ 120 milhões e afirma que prevê explorar quase seis quilos de ouro em uma área de quase 50 mil hectares no município.
O investimento que a empresa vai fazer ao se instalar no Ceará, foi firmado junto ao Governo do Estado através de um memorando, que representa o entendimento entre a empresa privada e o governo estadual cearense. Ao todo serão cerca de R$ 120 milhões e a atividade mineral deve gerar um total de 1.500 empregos, sendo 900 num primeiro momento, e quase 300 após a inauguração.
O que está previsto pela empresa canadense é a exploração em torno de 180 mil onças de ouro. O metal é um commodity negociada internacionalmente em onças, uma espécie de tipo de medição utilizado pelo sistema troy (relativo a metais preciosos e gemas), onde uma onça equivale 31,11 gramas. 180 mil onças, convertido em gramagem, daria quase seis quilos.
Em seu site a empresa detalha que além do Canadá, o prejeto em Pedra Branca será o único que ela vai executar no Brasil. A mina de exploração, conforme consta no portal, deve ser construída em uma propriedade de 48.828 hectares. A área fica em uma zona de cisalhamento de 60 km de comprimento e possui, conforme o site, três alvos bem definidos e 25 cortiços prospectivos.
As metas de onças a serem exploradas pela empresa foram estipuladas a partir de um estudo de projeção, que assegura o retorno que a South Atlantic terá. As estimativas indicam um cenário “ótimo” par a prospecção de novos negócios. Caso se confirme, Pedra Branca deve ser o primeiro município do Sertão Central, interncionalmente reconhecido pelo seu potencial em ouro.
A governadora do Ceará, Izolda Cela, comemorou a chegada da empresa em solo cearense. “Muito nos orgulha e nos enche de esperança quando falamos de geração de empregos no interior do Ceará. Estamos promovendo a articulação entre as secretarias para que possamos agir de forma integrada a fim de garantir a capacitação técnica e profissional necessária para que o projeto alcance o sucesso planejado”, comentou.
Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), também participaram da articulação para assinatura do memorando, a Secretaria dos Recursos Hídricos, a Secretaria da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Secretaria do Meio Ambiente.