Cadela engole agulha e recusa alimentação; objeto é retirado

compartilhar no:
Cadela engole agulha e tem objeto removido por veterinário — Foto: Divulgação

Uma cadela engoliu uma agulha e precisou ir ao veterinário para retirar o objeto, que ficou alojado na mandíbula e foi revelado por um exame de raio-x. A tutora percebeu que tinha algo errado porque a cachorra rejeitava alimentação e água, mas não imaginava que ela havia engolido uma agulha.

Os médicos veterinários retiraram a agulha com uma pinça no último sábado (9) em uma clínica no Bairro Praia do Futuro, em Fortaleza.

Imagens de raio-x mostraram a agulha abaixo da mandíbula de Aysha, que tem 4 anos. Kennya Santos, tutora da cadela, procurou ajuda médica, ao perceber que a cadela não queria comer e, na segunda clínica que atendeu o animal, conseguiu salvá-la.

“Eles apalparam pelo pescoço quando sentiram a agulha, seguraram e pegaram pela pinça. Abriram a boca dela e pegaram pela pinça, assim de uma forma bem extraordinária mesmo. Ela ficou sem nenhuma sequela, graças a Deus. Eles tiveram muito cuidado desde o começo. Me chamaram para eu ver o procedimento, eles anestesiando. Me apresentaram o centro cirúrgico, apesar de ela não precisar de cirurgia. Eles foram muito atentos”, disse Kennya ao g1.

Kennya contou que sentiu medo de perder a cadela, descrita por ela como “uma vira-lata feliz e super bem cuidada”.

“Entrei em desespero com medo de perder minha cadelinha. Foi ela que me ajudou a mudar meu temperamento. Tinha um temperamento muito forte e ela foi como uma terapia para mim. Mudei muito depois que comecei a criar ela”, contou Kennya.

O veterinário Kevin Gomes, que retirou a agulha da garganta de Aysha, disse ao g1 que a cadela foi anestesiada e que ele, com a ajuda de mais dois profissionais, conseguiu encontrar o objeto apalpando a cadela.

“Depois que foi feito o procedimento de anestesia, nós ficamos procurando o objeto, no caso, a agulha, com um aparelho que é para intubar. Aí ficamos olhando na cavidade oral dela, também procuramos na laringe, e não tínhamos localizado. Só que manuseando o animal e olhando pela imagem do raio-x, nós conseguimos encontrar a agulha. E nessa forma de apalpar, nós conseguimos levar essa agulha à base da língua. É tanto que ainda perfurou um pouco a base da língua e nós conseguimos fazer a retirada”, explicou o médico.

Momento de alegria
O momento da retirada da agulha, segundo Gomes, foi de muita alegria e comemoração no centro cirúrgico.

“Quando nós fizemos a retirada, todo mundo gritou de alegria no centro cirúrgico. Todo mundo gritou: ‘conseguimos’, porque foi uma vitória da equipe. Não foi só eu, foi minha equipe que me ajudou. Um fracionou, eu puxei, o outro estava segurando o animal, então foi um conjunto de três pessoas que participou do procedimento. Foi uma conquista para gente”, comemorou.

Com informações do G1