Após início da demolição do Balneário Cedro Club de Quixadá, prefeitura embarga obra

compartilhar no:
Prédio histórico deverá ser demolido mas sócios devem buscar licenças necessárias na prefeitura (Foto: RC)

Quixadá: O Balneário Cedro Club, reconhecido como o mais tradicional e antigo clube de festas e eventos comemorativos de Quixadá, deverá ser demolido. A demolição começou na noite desta segunda-feira (11) mas a Prefeitura de Quixadá embargou a obra por ausência de licenças que são necessárias à ação.

Por telefone, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Sedumasp), Pedro Neto, confirmou que hoje cedo a pasta teria comunicado a necessidade da obra ser embargada. “Eles precisam ir na prefeitura, solicitar o alvará de demolição, para que possam continuar a ação. Até lá a obra estará embargada”, disse Pedro Neto.

Sócios teriam feito planejamento para vender o imóvel, hoje, com uso obsoleto (Foto: Fábio Oliveira)

As imagens da demolição do Balneário Cedro Club e a informação oficial foi compartilhada pelo corretor de imóveis, Fábio de Oliveira. “Tudo foi muito de repente. Os sócios tomaram essa decisão, mas já soube que a obra foi parada após a prefeitura tomar conhecimento”, disse Fábio ao Revista Central.

Na publicação que fez em suas redes sociais Fábio de Oliveira mostrou imagens de uma máquina demolindo o prédio e informou que os “sócios planejam vender o imóvel”. Embora a obra tenha sido interrompida pela manhã, a fachada do prédio, conforme o corretor de imóveis, já foi demolido. “Se você passar lá, vai ver que a principal parte do prédio, que é a fachada, que é a parte histórica, já foi demolida”, disse Fábio Oliveira.

Segundo Pedro Neto, a ação foi iniciada depois que um engenheiro teria apresentado um laudo mostrando que a marquise do prédio estaria ameaçada. Diante do risco, ele teria tomado a decisão de demolir a parte da frente do Balneário.

O Revista Central está tentando contato com sócios do balneário e assim que tiver novas informações esse texto será atualizado. Não há detalhes sobre o que deve ser feito no espaço ou que iniciativa está sendo planejada pelos sócios.

As imagens geraram uma onda de comentários negativos, no que diz respeito ao conceito de preservação histórica de Quixadá. Muitos se mostraram indignados pela decisão de demolição do prédio. Nos comentários nas redes sociais populares destacaram o valor imaterial do Balneário.

O Cedro Club faz parte da história de Quixadá. Foi palco de grandes e memoráveis eventos, como os antigos carnavais de época, e mais recente a concentração de blocos. Foi palco de momentos históricos que fazem parte da história do município. Nos últimos tempos chegou a funcionar aos fins de semana como espaço de lazer.