Açude Banabuiú tem 10% da capacidade mesmo com chuvas acima da média; entenda

compartilhar no:
Açude do Banabuiú é o terceiro maior do Estado. Foto: divulgação

O açude Banabuiú, localizado na bacia hidrográfica de mesmo nome, está com apenas 10,02% da capacidade de abastecimento. O reservatório é o terceiro maior do Estado e abastece a sede e algumas áreas do município de Banabuiú, bem como localidades de Quixeramobim. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório tem capacidade total de 1.534 hectometro cúbico (hm³), mas conta atualmente com um volume de 153 hm³.

Em 2015, o reservatório chegou a registrar menos de 1% da capacidade. No dia 20 de outubro de 2015, o Banabuiú atingiu 0,91%. A menor marca desde entãop foi registrada em 25 de janeiro de 2017, quando o volume estava 0,55%.
A partir da quadra chuvosa de 2018, no entanto, os níveis apresentaram melhora progressiva: no dia 13 de abril estava com 1,13% e no dia 14 de abril aumentou para 2,31% da capacidade. Em 12 de julho de 2020, o Banabuiú atingiu o maior nível de água dos últimos cinco anos, quando registrou volume de 10,57%.

Segundo Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh, apesar do pouco volume de água, os municípios atendidos pelo reservatório não correm o risco de desabastecimento. “Já há alguns anos, o Banabuiú não atende o setor produtivo de um modo geral, como irrigação. Apesar do volume muito baixo, uma situação crítica, para o abastecimento humano ele tem volume que consegue atender sem maiores transtornos”, comenta.

O Castanhão, maior reservatório do Ceará, localizado na bacia do Médio Jaguaribe, apresenta atualmente volume de 24,59%. Já o Orós, no alto Jaguaribe e segundo maior do Estado, apresenta o volume armazenado de 51,57%. Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, 28 estão sangrando atualmente e outros 54 estão com volume superior a 90%. Por outro lado, 56 açudes estão com menos de 30% da capacidade, enquanto 19 reservatórios estão com volume morto e ou secos.

Historicamente, a região Centro-Sul do Estado recebe chuvas menos intensas e contínuas. Após a última quadra chuvosa, o Banabuiú voltou a apresentar uma melhora hídrica. Neste ano, a expectativa era que o reservatório recebesse o aporte de chuvas de cerca de 673 milímetros (mm). Até o momento, o reservatório já registra incidência positiva de 779 mm.

A média esperada de chuvas para este julho era de até 20 mm, mas até o dia 7 deste mês, já foram registrados 65.8mm. De acordo com Bruno Rebouças, o cenário favorável ainda não é o suficiente para um aumento considerável no volume do Banabuiú.
“O que faz um reservatório receber água são chuvas constantes, no momento adequado e durante um determinado período de tempo. Precisa ter uma boa quadra chuvosa para poder gerar um escoamento. Então, chuvas isoladas, no período em que nós estamos, onde já passou a quadra chuvosa, não dão perspectiva de que o volume do açude aumente”, explica o representante da Cogerh.

Neste mês de julho, até o momento, o município que apresentou maior média de chuvas foi Guaramiranga, na Região do Maciço de Baturité. A expectativa era de incidência de 96 mm para todo o mês, mas já são contabilizados 123 mm. Fortaleza também se aproxima da média esperada para julho (59.3%), registrando 52.4%

Bacia de Banabuiú
Das 12 bacias hidrográficas do Ceará, a de Banabuiú é a que tem menor volume médio armazenado: 11,87%. O melhor índice registrado nos últimos cinco anos foi em 2020, quando a bacia registrou 15% da capacidade.

De acordo com o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças, os municípios que dependem de outros reservatórios da bacia do Banabuiú, que estão em uma situação mais delicada, também não correm o risco de desabastecimento.

“Caso houver a possibilidade do risco de desabastecimento, são tomadas medidas antecipadamente para evitar que o município entre em colapso, como a construção de adutoras e poços”, explica. A bacia hidrográfica de Banabuiú é composta pelos seguintes açudes:

Capitão Mor (Pedra Branca)Cedro(Quixadá) Cipoada (Morada Nova)Curral Velho (Morada Nova)Fogareiro (Quixeramobim)Jatobá(Milhã)Monsenhor Tabosa (Monsenhor Tabosa)Patu (Senador Pompeu)Pedras Brancas (Quixadá)Pirabibu (Quixeramobim)Poço do Barro (Morada Nova)Quixeramobim (Quixeramobim)São José I (Boa Viagem) São José II (Piquet Carneiro)Serafim Dias (Mombaça)Trapiá II (Pedra Branca) Umari (Madalena) Vieirão (Boa Viagem)

Dentre os reservatórios que fazem parte da bacia de Banabuiú, apenas o açude São José I, no município de Boa Viagem, apresenta 100% da capacidade. O segundo açude com maior volume da região hidrográfica é o de Curral Velho, em Morada Nova, com 97%. A situação mais crítica é do açude Cedro, em Quixadá, com apenas 1,31% de volume, seguido do reservatório Trapiá II, em Pedra Branca, com 1,67%.
A região do Baixo Jaguaribe lidera os índices de armazenamento de água em seus reservatórios, com média de 100.8%, seguida pela bacia de Coreaú, com volume de 94,30%.

Com informações do Opovo