4º caso de varíola dos macacos é confirmado no Ceará; paciente em Quixadá continua sob suspeita

compartilhar no:
O quarto caso foi confirmado no Ceará, mas Sesa ainda nao confirmou caso do paciente em Quixadá que está sob suspeita (Foto: OMS divulgação)

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceara (Sesa) confirmou o quarto caso de varíola dos macacos no Ceará. O resultado confirmado do exame laboratorial saiuna tarde desta sexta-feira (15). Quixadá figura a lista de municípios com caso suspeito ainda não teve o diagnostico confirmado.

Havia uma grande expectativa que no balanço divulgado nesta sexta, entre os resultados de exames estivesse o caso que está sendo mapeado em Quixadá. Desde a última semana a Sesa reconhece um paciente quixadaense que apresenta sinais e sintomas da doença. O laudo laboratorial iria confirmar ou descartar a hipótese, mas ele não foi divulgado ainda.

O quarto paciente confirmado com a varíola dos macacos seria residente em Fortaleza. De acordo com os detalhes fornecidos pela Sesa trata-se de um homem, de 30 anos, que recentemente teria feito viagens a Salvador. No entanto, a pasta não detalhou se ele está internado ou se cumpre o tratamento em isolamento.

Com o novo balanço divulgado nesta sexta, subiu de sete para 11 o número de casos suspeitos da doença no Ceará. Além do caso em Quixadá, há também pacientes suspeitos em Aracoiaba (1), Acaraú (1), Caucaia (1), Fortaleza (4), Quixeré (1) e Russas (2). Desse total, seis são do sexo masculino e quatro são do sexo feminino.

Em nota a Sesa voltou a afirmar que segue monitorando os cenários epidemiológicos nos municípios e que “Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”.