Festival de fotografia abre nesta quarta-feira (29) com programação cultural em Quixadá e Quixeramobim

compartilhar no:
Festival vida a formação de profissionais no campo da fotografia no sertão Central (Foto: divulgação)

Quixeramobim/Quixadá: Começa nesta quarta-feira (29) em Quixeramobim, mais uma edição do QXAS Festival, evento que tem como objetivo a formação e divulgação da fotografia brasileira, e como uma das suas propostas levar para o interior uma diversidade de ações que envolvem fotografia que, muitas vezes, só pode ser experienciada nos grandes centros urbanos.

De acordo com os organizadores a abertura acontece a partir das 20h, no Memorial Antônio Conselheiro. Na ocasião, haverá a abertura da Exposição Sertão Encantado – Lutas e Resistências, que reúne fotografias e vídeos de 42 fotógrafos selecionados pelo QXAS Festival por meio de uma convocatória. Na mesma noite, serão homenageados o fotógrafo Celso Oliveira e a fotógrafa Maurren Bisilliat.

Tendo como tema “O Sertão Encantado – lutas e resistências” na sua edição de 2022, o QXAS Festival acontece em Quixeramobim e também em Quixadá. A programação distribuída pelas duas cidades, prevê a realização de exposições, palestras, oficinas, workshops, vivências, intervenções urbanas e lançamento de livros. A programação é gratuita e este ano será presencial.

Um dos propósitos maiores do evento é promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira.

De hoje até o próximo sábado (2) serão realizados quatro workshops, duas oficinas e uma atividade de Leitura de Portfólio destinados a fotógrafos profissionais, amadores e público em geral interessado em fotografia. As atividades fomentam a troca de informações e conhecimentos entre os fotógrafos que vão ministrar as atividades e os profissionais da região. A programação será dividida entre Quixadá e Quixeramobim.