Quixeramobim: O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), equipamento gerido pela Secretaria de Saúde do Estado, está oferecendo o serviço de Registro civil, aos bebês nascidos na unidade. Agora, as mães já saem do hospital com o registro do filho em mãos, o que traz mais segurança e comodidade.
A unidade do Hospital Regional em Sobral também passou a oferecer o serviço. No HRSC a instalação do posto para o registro de nascimento ocorreu graças à parceria com diversos cartórios de Quixeramobim, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e o Fórum Desembargador José Pires de Carvalho, comarca do município.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado agora é possível fazer a certidão dos bebês nascidos na maternidade – ou transferidos para o setor neonatal sem a documentação – antes da alta hospitalar. O serviço cartorial funciona desde a última semana de maio, na modalidade de unidade interligada.
Segundo a unidade são realizados uma média de quatro atendimentos por dia. Para emitir a certidão, além de documentação oficial com foto dos pais, é necessária a apresentação do Documento de Nascido Vivo (DNV).
Para o diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, o serviço vai ajudar a erradicar o sub-registro na região. “Queremos garantir que os recém-nascidos saiam daqui registrados e tenham acesso mais fácil aos direitos básicos. Sabemos que a certidão de nascimento é o primeiro passo para o exercício da cidadania“.