Prefeitura de Quixadá promete oferecer mais de 600 cirurgias de catarata em novo multirão a partir desta terça (24)

compartilhar no:
Pacientes poderão fazer o procedimento sem pagar nada pelo serviço (Foto: divulgação Prefeitura de Quixadá)

Objetivando levar mais saúde, qualidade vida e eliminar a fila por cirurgias eletivas oftalmológicas, que a Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará dando início nesta terça-feira (24), às 7h, no Hospital Municipal Eudásio Barroso, a primeira etapa 2022 do Programa “Um Novo Olhar” no município.

O mutirão segue até o dia 27 de maio. Serão cerca de 600 pessoas beneficiadas com cirurgias de catarata e pterígios. Todos os pacientes vieram da atenção primária da saúde, passaram por consultas especializadas, avaliações e exames.

Após essas fases, e em caso de indicação médica de intervenção cirúrgica, o paciente é contemplado com o procedimento e toda a infraestrutura técnica e equipe médica. Além disso, a Prefeitura dará todo o apoio e suporte como: lanche, transporte e medicações. Após a cirurgia, os pacientes serão acompanhados por equipe de saúde.

Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar os Postos de Saúde, para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Após a identificação cirúrgica de catarata ou pterígios (realizada por médicos do SUS), a solicitação será encaminhada para a Central de Regulação do Município. A previsão é que a segunda etapa do programa seja realizada ainda em 2022.

A catarata se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão de pessoas. O pterígio, por sua vez, é uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos. O pterígio não é, normalmente, um problema grave, mas pode provocar alguma sintomatologia e sinais bastante desagradáveis.

A Secretária de Saúde Lady Mota, fala da importância da Prefeitura está realizando importantes procedimento médicos no município. “Essas pessoas terão a sua visão restabelecida com segurança e qualidade aqui em Quixadá, dentro do Sistema Único de Saúde. Para a população é a garantia de acesso aos serviços de saúde. O programa Um Novo Olhar, vem beneficiar não só o nosso município, mas toda a região”, destacou a secretária.

O Prefeito de Quixadá Ricardo Silveira, ressalta que as cirurgias serão gratuitas. “O intuito da gestão é levar mais saúde à população de Quixadá. As pessoas beneficiadas verão o seu sonho se tornar realidade. Desde o início, temos o compromisso de dar conta dessa demanda reprimida, e estamos cumprindo. O paciente não terá custo algum, queremos devolver a essas pessoas a qualidade de vida que elas merecem”, disse o Prefeito.