Região Central: O município de Paramoti, na região Central do Estado, é um dos que estão sob o risco de fortes chuvas e de problemas ocasionados pelas precipitações, como queda de árvores e quedas de energia, nas próximas horas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão federal do Ministério da Ciência e Tecnologia.
De acordo com o alerta de perigo emitido pelo Instituto, 87 municípios cearenses mais a capital, estão sob risco de fortes chuvas. Os graus de Risco do Inmet variam de um a três, sendo o um o tipo mais fraco em relação aos danos e riscos, o tipo dois de grau moderado, e o alerta de tipo três sendo o mais severo, com mais consequências.
Nas 88 cidades que estão sob Risco 1 podem ser registradas chuvas que podem chegar a até 50 mm/dia, ventos intensos com rajadas que podem atingir 60 km/h. O Inmet alerta ainda para o risco de corte de energia elétrica, mas ela é baixa.
No recente aviso, que vale da manhã desta terça-feira (10) até às 10h desta quarta-feira (11), apenas a cidade de Paramoti figurava como o único município do Sertão Central na lista, que elenca outras 88 cidades. Mas no último fim de semana todos os municípios do Sertão Central chegaram a ser enquadrados sob essa condição.
Apesar dos riscos de não se confirmar, o Inmet orienta que em caso de rajadas de vento deve-se evitar abrigo debaixo de árvores, em função dos riscos de problemas que podem ser ocasionados envolvendo descargas elétricas, e pede também que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.