Morre aos 85 anos, ‘Bibi Santeiro’, homem que esculpiu imagem de São Francisco em Canindé

compartilhar no:
Bibi Santeiro faleceu aos 85 anos e teve sua morte lembrada por autoridades e pela cultura cearense (Foto: Davi Oliveira)

Sertões de Canindé: O artesão e escultor santeiro Deoclécio Soares Diniz, conhecido como Mestre Bibi, faleceu aos 85 anos. O homem é conhecido por escupir imagens de santos no Ceará e a sua obra considerada como a mais famosa, é a imagem de São Francisco De Assiz, que fica em Canindé e que anualmente atrai milhares de romeiros ao sertão cearense.

A morte de Mestre Bibi foi confirmada pela Secretaria da Cultura do Ceará, mas não há detalhes sobre as causas e informações sobre o velório e o sepultamento. “A Secult se solidariza com a família, amigos e admiradores da obra e legado de Mestre Bibi”, informou a pasta estadual em nota.

Deoclécio Soares Diniz começou a trabalhar aos 8 anos de idade. Seu primeiro trabalho foi a confecção da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que encontra-se na igreja sede de Massapê. Até antes de sua morte “Mestre Bibi” trabalhava com esculturas de gesso, barro, bronze, fibra, argila e madeira, e acabou se notabilizando por suas belas esculturas de santos, sendo muitas vezes chamado de “Bibi Santeiro”.

De acordo com a Seculte-CE em 1956 ele assinou seu primeiro trabalho em caráter profissional: um busto do General Sampaio, feito em cimento, para o 23º BC. De lá pra cá, seu trabalho foi se tornando ainda mais conhecido não apenas no Ceará mas, nacionalmente, aparecendo em novelas como “Rei do Gado”, “Roque Santeiro” e nos episódios “A Quenga e o Delegado”, do Brava Gente, e do Carga Pesada, da Rede Globo.

Suas obras podem ser conferidas em todas as igrejas de Canindé. Inclusive o monumento (que ele considera a obra maior) imagem de São Francisco das Chagas de Canindé, encravada no Alto do Moinho, bairro Palestina. O local recebe, anualmente, milhares de devotos que tornaram historicamente Canindé como uma das cidades de maior potencial turístico religioso do estado.

“Lamento profundamente o falecimento do amigo de longas datas de toda nossa família, Deoclécio Soares Diniz, mais conhecido como Bibi, um grande e talentoso artista”, escreveu a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, através de suas redes sociais.