Laudo aponta meningite como causa da morte do garotinho João Gabriel, de Itatira; família alega que soube pelo rádio

compartilhar no:
João Gabriel com o irmão e digital influencer, Paulo Henrique; criança morreu no hospital de Itatira (Foto: arquivo pessoal)

Sertões de Canindé: Uma nova polêmica surge no caso envolvendo a morte do garotinho João Gabriel, de apenas três anos, no município de Itatira. O delegado responsável pelo caso afirmou durante uma entrevista a uma rádio que o laudo da causa morte acusou meningite, mas a família contesta o resultado e afirma que soube do laudo somente porque teria escutado a entrevista, e não havia sido avisada antes.

Os detalhes o laudo foram divulgados pelo delegado municipal da Polícia Civil de Itatira, Gustavo Henrique. “No laudo foi constatado que ele (João Gabriel) teve meningite”, declarou o delegado durante uma entrevista a uma rádio da cidade.

O Revista Central ouviu a entrevista. Nela o delegado afirma que “com essa elaboração do laudo acabou a parte mais técnica, a nível de conhecimento médico, e agora a Polícia Civil vai continuar as investigações e alguns procedimentos ainda serão realizados”.

Durante a entrevista o delegado se limitou a dizer que o laudo emitido pelo Sistema de Verificação de Óbito (SVO) havia acusado meningite, mas o portal G1 CE teve acesso ao documento e divulgou maiores detalhes. No laudo há a informação que a morte da criança foi causada por um choque séptico ocasionado por complicações de pneumonia aguda bilateral. “Óbito em consequência de complicações de pneumonia aguda bilateral devida a Streptococcus pneumoniae. Outros diagnósticos: edema cerebral e necrose tubular aguda”, diz um trecho.

Logo depois da entrevista com o delegado Gustavo Henrique uma polêmica se formou: é que a família de João Gabriel afirma que só soube do resultado do laudo através da declaração do delegado na imprensa, e alegam que deveriam ter sido informados primeiro, já que são parte envolvida no inquérito.

O advogado da família, Dr. Igor Furtado, afirmou que “os familiares se sentiram constrangidos ao ter conhecimento de algo tão sério por meio da mídia. Inclusive, o próprio advogado tomou conhecimento primeiro pelas redes sociais e posteriormente pelo delegado” disse o advogado ao G1 CE.

o influenciador digital e irmão de João Gabriel, o jovem Paulo Henrique e toda a família, alegam que houve negligência médica como causa da morte de Gabriel. A criança deu entrada duas vezes no hospital de Itatira no dia 17 de abril. Das duas vezes teria recebido atendimento inadequado e negligente, alegam os familiares, tanto que Gabriel foi mandado voltar para casa. Na terceira vez em que retornou ao hospital, o caso clínico se agravou e o garotinho não resistiu.