HMJMJ de Quixadá passa a oferecer serviço de farmácia clínica hospitalar

compartilhar no:
Serviço farmacêutico faz parte da nova proposta de inovação de atendimento da Maternidade (Foto: divulgação)

Com o objetivo de oferecer à população novos serviços, o Hospital e Maternidade Jesus Maria José iniciou, no dia 2 de maio, o primeiro serviço de Farmácia Clínica Hospitalar de Quixadá.

O serviço conta com um profissional farmacêutico clínico cuidando dos pacientes internados na UTI Neonatal e UTI Adulto do hospital. Logo após o início do serviço, tivemos resultados importantes, como mais de 40 intervenções farmacêuticas (sugestões de melhoria nos tratamentos), sendo que essas tiveram mais de 90% de aceitabilidade pela equipe médica. Em apenas 10 dias, mais de 20 pacientes já tiveram seu tratamento melhorado.

A presença do farmacêutico é indispensável no âmbito hospitalar, garantindo o uso racional de medicamentos, realizando a atenção farmacêutica e contribuindo na segurança dos pacientes, além de participar efetivamente da equipe multiprofissional.

Com a implantação da Farmácia Clínica, o HMJMJ passa a ter o profissional especialista em medicamentos atuando para garantir ainda mais segurança na prescrição, administração e reações adversas medicamentosas.

O farmacêutico pode utilizar os métodos clínicos de seguimento farmacoterapêutico, dentre outros Serviços Farmacêuticos Clínicos, para atuar junto com a equipe multidisciplinar, auxiliando os outros profissionais de saúde no cuidado aos pacientes.

O serviço está sendo prestado e desbravado pela Dra. Líbia Lima Cavalcante, Farmacêutica, Especialista em Farmácia Clínica e Farmacologia pela UniCatólica, com larga experiência em Farmácia Clínica.

Segundo o Diretor-geral do HMJMJ, que também é farmacêutico, Dr. Kaléu Mormino Otoni, essa implantação visa melhorias na assistência de saúde prestada ao paciente visando futuros processos de acreditações dentro do planejamento estratégico do hospital e da atual gestão. “Temos consciência de que temos pela frente um longo caminho de melhorias a ser trilhado, mas com coragem e firmeza continuaremos avançando nos processos”.