Quixadá: O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e Casa de Saberes Cego Aderaldo promovem a partir desta quarta-feira (1°), mais uma edição do Encanta Quixadá, programação integrante do 26º Encontro dos Profetas da Chuva.
Anualmente o evento reúne uma média de 25 profetas que apresentam os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado. Dando continuidade a programação do Encontro, neste mês de junho, será realizada uma programação diversificada, que vai de exposições fotográficas e literárias, exibições de filmes e rodas de conversa, culminando com o tradicional Festival de Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores: Encanta Quixadá.
Nesta quarta acontece a programação no Facebook do Evento e Youtube e Facebook Prefeitura Municipal de Quixadá/Secretaria de Cultura, uma Roda de Conversa com os autores dos livros que integram Exposição: “Escritas Literárias com foco nos Profetas da Chuva”. Na quinta-feira (2), também de forma online, acontece a exibição Filme/Documentário: Profetas da Chuva, produzido pela Invento Produções Culturais, seguida de conversa com o diretor Vitor Grillo.
Já na sexta-feira (3) a programação ocorre de forma presencial, através do seminário “26 anos de Encontro dos Profetas da Chuva – Os desafios da convivência com a seca do semiárido”, a partir das 10h no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL). No mesmo dia, às 18h, a programação ocorre com abertura da Exposição Fotográfica: Memórias em Fotos dos Profetas da Chuva e Exposição Literária: Escritas Literárias e a Sabedoria Popular, na Galeria Livre da Fundação Cultural de Quixadá e seguido de show com Walter Ramalho.
De acordo com secretário de cultura de Quixadá, Clébio Viriato Ribeiro, o Encanta Quixadá chega como um momento de congraçamento deste projeto de apreciação da natureza que passou a integrar o calendário anual de eventos no Nordeste. “O Encanta a partir deste ano estará integrado ao tradicional Encontro dos Profetas, como uma extensão das muitas culturas presentes na vida do homem do campo. A poesia popular e a cantoria refletem bem este sentimento de pertença de um lugar. E em Quixadá este sentimento não é diferente” afirma.
Considerado o maior encontro desse gênero, os Profetas da Chuva se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Um saber que vem da mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.