Socorrista do Samu salva bebê de um mês em Itatira que se engasgou enquanto mamava

compartilhar no:
Socorrista conseguiu desengasgar bebê após manobra (Foto: Canindé News)

Sertões de Canindé: A vida de um bebê de um mês de idade foi salva por um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itatira. A criança estava engasgada após mamar e o profissional, utilizando de métodos de primeiros socorros, conseguiu salvar o pequeno.

O caso aconteceu na última quarta-feira (20) na sede do município de Itatira. Fernanda Lira da Silva, mãe do pequeno Ravi de apenas um mês, procurou a unidade de saúde da família III, que fica no Centro de Itatira, por volta de meio-dia.

A criança havia se engasgado enquanto mamava a Fernanda estava desesperada. O socorrista Raimundo Darlen Sousa atendeu o caso e após proceder com uma manobra para desengasgo, o pequeno Ravy teria voltado a respirar.

Saiba o que fazer para desengasgar um bebê
Com o contato com o serviço de urgência em andamento, é hora de iniciar a manobra para desengasgar o bebê. Com atenção e tranquilidade, é possível conduzir a situação até revertê-la ou até a chegada de ajuda profissional.

PRIMEIRO PASSO (Fotos: Viver Bem/Unimed)

O primeiro passo é apoiar o bebê de barriga para baixo, no seu antebraço. A cabeça do bebê deve ficar apoiada na sua mão, e inclinada para baixo em relação ao resto do corpo.

Tenha atenção para a boca do bebê, que não deve ficar tampada durante o processo. Se preferir, pode apoiar seu antebraço em sua coxa.

SEGUNDO PASSO

O segundo passo é posicionar a mão livre entre as escápulas do bebê e dar cinco batidas na região. Tenha atenção com a força utilizada, para não machucá-lo.

TERCEIRO PASSO

No terceiro passo, você deverá virar o bebê de barriga para cima e fazer cinco compressões no meio do peito, logo abaixo da altura dos mamilos, utilizando dois dedos da sua mão. Cada compressão deve ter a profundidade de dois a três dedos, e você deve se atentar para que a cabeça se mantenha mais baixa do que o resto do corpo.

Após realizar os três passos da manobra, é preciso avaliar se o bebê voltou a chorar, respirar, e se a sua cor voltou ao normal. Caso isso tenha ocorrido, é sinal de que o bebê desengasgou e você poderá procurar atendimento médico com tranquilidade para uma avaliação.

Se ele permanecer engasgado, mas continuar acordado e tentando respirar, você deve repetir os três passos da manobra de desengasgo novamente e realizar uma nova checagem.

Mas, se o beber estiver inconsciente, é necessário iniciar as manobras de reanimação.

Conteúdo da Rede Unimed