Quixadá: Depois de uma noite de intensas chuvas, raios e trovoadas, o município de Quixadá volta a ficar em estado de alerta, após mais um aviso meteorológico de condições climáticas que podem apresentar situação de risco ou perigo. O alerta inclui a possibilidade de ventos fortes.
A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O alerta foi emitido na manhã desta segunda-feira (25) e coloca Quixadá sob alerta de Grau 1, numa escala de que vai de um a três. O alerta é válido até às 10h desta terça-feira (26) podendo ser renovado.
Embora seja o menor risco da escala, o Grau prevê chuvas com ventos fortes, que podem apresentar rajadas de até 60 km/h e chuvas que podem chegar a até 50 mm em um único dia. Neste nível de alerta ainda existe a possibilidade de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, embora em risco menor.
Além de Quixadá outras cidades do Sertão Central estão inseridas no aviso meteorológico emitido pelo Inpe, entre elas Banabuiú, Canindé, Choró, Ibicuitinga, e Milhã. Ao todo o órgão federal de meteorologia emitiu o alerta para 127 municípios cearenses.
O aviso vem após uma noite de raios intensos em Quixadá, com uma chuva forte. A água começou a cair no fim da tarde e início da noite. Com o tempo fechado, vieram os ventos fortes com rajadas intensas. Os raios formaram um espetáculo à parte, embora tenha causado susto em muitas pessoas. Trovões foram ouvidos em toda a cidade.