Quixadá: A Câmara Municipal de Quixadá aprovou o projeto de decreto do legislativo que concede o título de benfeitor quixadaense ao cineasta Halder Gomes. O projeto foi proposto pelo vereador Jackson Perigoso.
O decreto foi decidido em votação única, uma medida padrão da Câmara, e está baseado na Lei Municipal nº 2.348/2008. Jackson Perigoso considerou ao conceder o título os trabalhos realizados por Halder Gomes “que têm levado o nome e as belezas naturais de Quixadá ao cinema nacional e internacional”.
Proposto no último dia 15 de março, o parlamentar quixadaense diz que atendeu a uma reivindicação da produtora cultural Edna Letícia, e foi decidido durante votação na sessão ordinária do último dia 17. No pedido feito a Jackson, Edna Letícia pontua que “a cada produção que Halder Gomes traz para Quixadá fortalece a geração de renda no município através do comercio e serviços”.
Nascido na capital cearense, o cineasta Haldes Gomes passou sua infância na cidade de Senador Pompeu. Filho do ex-prefeito do município, José Gomes Rolim, Halder é formado em Administração e mestre de taekwondo. Iniciou sua carreira no cinema em 1991, quando fez suas primeiras participações como dublê de lutas em filmes de artes marciais, em Los Angeles, Califórnia.
Estreou como diretor de cinema com o curta-metragem Cine Holiúdy – O astista contra o caba do mal, de 2004. A experiência serviu de embrião para o longa Cine Holliúdy (cenas em Quixadá), que foi o filme brasileiro com melhor média de público por sala em 2013. Também assinou o roteiro de Área Q (2011), dirigido pelo também cearense Gerson Sanginitto.
Até o momento seus filmes já foram exibidos oficialmente em cinemas, festivais, na TV aberta e por assinatura, além de comercializados em DVD. O título deverá ser entregue à halder em sessão ainda com data a ser definida pela Câmara de Vereadores.