Alerta de Perigo: municípios do Sertão Central estão sob risco de chuva forte com ventania e queda de energia

compartilhar no:
Aviso foi emitido pelo INPE e vale para o Sertão Central e todo o Ceará até às 10h deste sábado (23)

Região Central: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão federal responsável por pesquisas relacionadas ao clima e ao tempo, emitiu um alerta de perigo para todos os municípios do Ceará, informando que as regiões podem ter chuvas fortes, com ventanias, raios e até riscos de queda de energia.

Como o aviso contempla todo o Ceará, isso significa que todos os 18 municípios do Sertão Central estão inseridos na lista. O alerta de perigo foi emitido pelo INPE nesta sexta-feira e tem validade até às 10h deste sábado (23), podendo ser revalidado, quando os dados são reavaliados pelos meteorologistas.

Conforme o órgão federal, o aviso de perigo é dividido em dois conforme sua escala de perigo. No de Risco 1 há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. No Risco 2 as chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia podendo vir acompanha por ventanias com rajadas de até 100 km/h.

Ibaretama, Paramoti, Canindé e Caridade são as únicas cidades inseridas no alerta de Nivel 2. Todas as demais cidades do Sertão Central estão sob o Risco 1. O INPE ainda alerta que os municípios onde prevalece o Risco 2 pode haver também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além do alerta emitido pelo INPE, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) confirmou que o fim de semana também apresenta tendência de chuva no Ceará. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude da proximidade da Zona de Convergência Intertropical, bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade.