Quixadá: O poeta, repentista e violeiro quixadaense Guilherme Calixto recebe neste próximo sábado (5), na cidade de Assaré, das mãos do Governador Camilo Santana a Comenda Patitiva do Assaré, pela sua valoriza contribuição à difusão e preservação da cultura da Viola no Sertão Central cearense.
A Comenda Patativa do Assaré é cedida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura à personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que tenham prestado relevantes serviços e contribuição em prol da cultura popular tradicional no Ceará e Brasil.
A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.
A proposta de concessão da Comenda Patativa do Assaré é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). As indicações devem ser acompanhadas de justificativa do mérito do possível agraciado, para fins de submissão e aprovação final pelo Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará – CEPC.
Personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que tenham prestado relevantes serviços e contribuição em prol da cultura popular tradicional podem ser indicados à Comenda, devendo preencher os seguintes requisitos: distinguir-se por sua atuação no âmbito da cultura popular tradicional; ser autor de trabalho de notório mérito no âmbito da cultura popular tradicional. Os indicados poderão estar ativos, aposentados ou ainda “in memoriam”.
Poeta, violeiro, repentista e radialista. Membro da Academia Quixadaense de Letras. Guilherme Calixto já foi ganhador do Premio Patativa do Assaré 2020 da Secretaria da Cultura do Ceará. Como radialista realiza há mais de 30 anos, na Rádio Cultura de Quixadá o programa “Cantoria e Viola”, levando a cultura da viola para todo Sertão Central.
Desenvolve nas escolas Estaduais, Municipais, Particulares e Universidades, o projeto “Viola Enluarada” com apresentações de repentes, palestras sobre cultura popular. Desde a década de 90 vem se dedicando a realização do Festival de Viola em Homenagem ao aniversario de vida e morte do Imortal ‘CEGO ADERALDO’.