Depois de 12 dias internada em um hospital por problemas renais, a cantora de forró Paulinha Abelha, que fazia parte da banda Calcinha Preta, morreu na noite desta quarta-feira (23) após um quadro clínico de comprometimento multissistêmico.
Paulinha estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Aracajú, Sergipe. A informação do falecimento foi confirmada pelo hospital onde a paciente vinha sendo tratada e também pela assessoria de imprensa da Banda Calcinha Preta.
“O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico”, informou o perfil do grupo Calcinha Preta no Instagram.
A nota ainda detalha que Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos.
Paulinha se internou no dia 11 de fevereiro depois de passar mal. Nos storys o namorado detalhou que ela sentia enjoos, vomitava e procurou atendimento. No dia 13 o estado de saúde se agravou e ela precisou fazer tratamento após uma crise de rins e foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Três dias depois a cantora entrou em coma. Nos últimos dias o quadro clínico da forrozeira foi piorando. Nas últimas horas ele ficou ainda mais delicado. Na chamada Escala de Glasgow, tipo de protocolo médico que mede o nível de consciência de um paciente e que vai de 3 a 15, Paulinha Abelha chegou ao nível 3, o mais baixo da escala.
Nesta quarta, aos 43 anos, ela não resistiu e morreu. Paula de Menezes Nascimento Leca Viana era uma das vozes mais importantes do grupo, tendo feito parte da composição da Calcinha Preta por quase 20 anos. Ela emprestou sua voz a grandes sucessos e marcou uma virada de período da banda, que se notabilizou nos últimos tempos por um estilo mais atual.