Senador Pompeu entra na mira do MPCE para garantir urgência na vacinação de crianças a partir de 5 anos

compartilhar no:
Praça do município de Senador Pompeu, no Centro da cidade (Foto: reprodução)

Região Central: Mais um município do Sertão Central se tornou alvo de uma medida do Ministério Público, que recomenda urgência no cadastramento e posterior vacinação, de todas as crianças da cidade, com idade entre 5 e 11 anos.

Senador Pompeu foi a mais recente cidade a receber a recomendação do órgão. Outros quatro municípios do Ceará também entraram na mira do MPCE para tentar acelerar a vacinação neste público, mas na região Central apenas Senador Pompeu foi incluído, as demais cidades foram Acarape, Mucambo e Juazeiro do Norte.

Nas recomendações o MPCE pede que os municípios adotem as providências necessárias para garantir o início imediato da vacinação, dando prioridade às crianças que estão institucionalizadas e/ou que possuem deficiência e comorbidades, e pede ainda que seja realizada uma campanha de cadastramento de crianças com deficiência nas escolas estaduais e municipais, além da realização de busca ativa visando garantir o cadastro e a vacinação dos estudantes.

De acordo com o último balanço do órgão, 66 municípios do Ceará já receberam a medida do MPCE para garantir celeridade na imunização de crianças de 5 a 11 anos. Os municípios recomendados têm até cinco dias, a contar do recebimento do documento, para informar ao MPCE acerca do cumprimento das medidas, sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública em caso de descumprimento.

Embora a causa seja nobre, os municípios cearenses amargam os mesmos problemas de conscientização a exemplo do que ocorrem em todo o País: os pais de crianças nesta idade têm se mostrado resistente quanto à aplicação da vacina. E ainda que o Ministério Público recomende aos municípios, não há como obrigar que os pais façam o cadastro dos filhos no Saúde Digital.