Foi pequena, quase nada a chuva que caiu no Ceará mas últimas 24 horas. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que choveu em apenas oito cidades e a maior das chuvas não chegou nem a 10 mm.
Os dados compreendem o período entre as sete da manhã desta segunda-feira (31) até às sete da manhã desta terça (1°), data que marca o início da quadra chuvoso no Ceará, que vai de fevereiro a Abril.
Martinópole foi o município que registrou a maior precipitação, com apenas 9 mm de acumulado. Granja aparece em seguida com chuva de 8 mm e Tauá com pouco mais de 6 mm. Não houve chuva em nenhum dos municípios do Sertão Central.
Se o primeiro dia de fevereiro foi escasso de chuvas, o primeiro dia de janeiro, exatos um mês antes, foi de água em excesso. Naquele dia, conforme apontou a Funceme, choveu em 135 municípios e em dois deles a chuva foi tão grande que passou dos 100 mm.
O órgão de Meteorologia cearense detalhou, em previsão informada nesta terça, que o período que marca o fim da Pré-Estação e o início da quadra chuvosa deverá apresentar condições mais estáveis. Até a próxima quarta-feira (2) a tendência é de baixa possibilidade de chuva e ainda com registros isolados.
As precipitações esperadas deverão ser, majoritariamente, de intensidade fraca e passageira. O mesmo cenário é esperado para esta terça-feira (1º). Por fim, para a próxima quarta, a expectativa é, neste momento, de céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, no Cariri e na Ibiapaba.