Região Central: Durante live informativa sobre um pacote de ações e investimentos para a área da educação, o Governo Municipal de Banabuiú anunciou o aumento de 33,24% no salário dos professores da rede pública municipal. Assim como os professores, os secretários escolares esperavam o anúncio do aumento pela gestão que definiu os mesmos 33,24% de aumento dado aos professores.
Além do reajuste salarial, o Prefeito Edinho Nobre, o Vice-Prefeito, Dr. Arimatéa, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, e o Secretário de Planejamento e Gestão Pública, Marcílio Coelho, anunciaram um pacote de obras de revitalização de espaços educacionais em todo o município. As obras da Escola Elias Fernandes, situada na localidade da Lagoa do Meio, encontra-se em fase de conclusão, e das Creches Irmã Elodia Calligaris (Sede) e a Creche Casinha da Criança (Pedras Brancas) estão com obras em desenvolvimento.
Para os próximos meses, entram no pacote de reformas a Creche Luís Lopes Silveira (Laranjeiras), as escolas Paulo Sarasate (Laranjeiras) e Abel Ferreira (Lagoa da Serra), além do prédio da antiga escola Celestino de Sousa que passará por uma reforma completa.
Mais um pacote anunciado foram as ações de melhorias e apoio pedagógico desenvolvida pelas secretarias. A gestão, desde o ano de 2021, vem realizando a entrega de kits multimídias para todas as escolas municipais e, este ano, realizou a entrega de dois computadores, tripé e ring light. Além disso, o governo realizou a aquisição de um ônibus escolar de 44 lugares, fardamento escolar para todos os alunos do ensino infantil ao ensino fundamental, kit escolar aos alunos de 2 a 5 anos que será entregue nos próximos meses.
Visto os efeitos da pandemia na educação de suas crianças e jovens, o município aderiu ao programa “Pacto pela Aprendizagem”, que selecionará 24 monitores na área de português e matemática, além dos programas federais “Brasil na Escola” e “Tempo de Aprender”.
Em sua fala, o Prefeito Edinho Nobre reforçou a valorização dos profissionais da educação anunciando o reajuste, “justo e merecido” de 33,24% aos professores e secretários escolares e parabenizou a rede de educação do município que vem efetuando o brilhante trabalho. A Secretária de Educação, Imaculada Silveira reafirmou a valorização dos profissionais de Educação, “Não é educação de qualidade sem bons professores e para termos bons professores, é preciso que tenhamos um leque de oportunidades. Precisamos de uma boa formação inicial, uma formação em sala de aula e precisamos de bons salários.”