Quixadá: O município de Quixadá registrou a segunda maior chuva do Estado nas chuvas das últimas 24 horas. É o sétimo dia seguido que chove no Sertão Central e, como resultado, Quixadá já ultrapassou a média prevista de acúmulo de chuvas para todo o mês de janeiro.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), referente às 7h da manhã desta quinta-feira (6) e as sete da manhã desta sexta (7). Em todo o estado choveu 52 municípios. A maior chuva foi em Morada Nova, com 53 mm e Quixadá teve o segundo maior registro, com 42 mm.
O acumulado beneficiou justamente o açude Pedras Brancas, responsável pelo abastecimento do município e que enfrenta sua pior estiagem nos últimos quase 20 anos, como mostrou o Revista Central em reportagem especial no final de 2021. Além do pluviômetro no açude a Funceme também registrou chuva de 36.4 mm no Centro.
Os dados da Funceme mostram que o Sertão Central já vem sendo banhado por chuvas já há sete dias seguidos. A expressiva presença dos acumulados em Quixadá fez com que o município ultrapassasse em apenas uma semana, o total de água que era aguardado durante todo o mês de janeiro.
De acordo com o órgão de meteorologia a média esperada para janeiro em Quixadá é de 73.5 mm. ATé às 10h desta sexta o municípios já registrava 75.5 mm, um desvio positivo de 2.5 mm acima da média histórica. O registro, no entanto, não significa ainda sinais de um inverno proveitoso, constatação que só poderá ser assegurada pela própria Funceme, em prognóstico que vai lançar no fim de janeiro.
Nesta sexta, as chuvas deverão ser passageiras, principalmente durante o período da madrugada e manhã. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Ainda, as chuvas tendem a ser com intensidade variando de fraca a moderada, ocasionalmente forte, a princípio.