Policiais do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) das bases de Quixadá, Quixeramobim, Mombaça e Boa Viagem participaram de uma operação conjunta envolvendo equipes de todo o Ceará. O objetivo da operação era desarticular grupos criminosos responsáveis pela alta no número de casos e ocorrência no estado.
Denominada de Operação Ocupação, a ofensiva teve início na última sexta-feira (14) e foi concluída nesta terça-feira (18). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE) todas as 52 unidades do CPRaio existentes no território cearense participaram da operação.
Como saldo a Operaçao Ocupação resultou em apreensões de armas, drogas, além de capturas de suspeitos de participação em delitos. Ao todo, 49 pessoas foram presas ou apreendidas. Ao todo, foram realizados 21 procedimentos por crimes de roubo e de tráfico de drogas, além das lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs).
Ainda na ofensiva, os policiais militares do CPRaio apreenderam cerca de cinco quilos de entorpecentes, 10 armas, 149 munições e 18 veículos. Entre eles, uma motocicleta, encontrada em uma via no bairro Araturi, na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará.
As cidades com base do CPRaio, que participaram da Operação Ocupação são: Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Itaitinga, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Jaguaribe, Aracati, Beberibe, Quixadá, Quixeramobim, Baturité, Boa Viagem, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Canindé, Santa Quitéria, Camocim, Granja, Itapipoca, Itapajé, Acaraú, Itarema, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Acopiara, Icó, Várzea Alegre, Tauá, Parambu, Mombaça, Crateús, Brejo Santo e Mauriti.
“A Operação Ocupação aconteceu em cumprimento à determinação do comando geral da PMCE, seguindo diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Importante mencionar também a colaboração da Polícia Civil do Ceará, do Corpo de Bombeiros, das agências municipais de trânsito e saúde e de guardas municipais, que sempre estiveram prontos para colaborar”, disse o tenente-coronel Kilderlan Sousa, comandante do CPRaio