Região Central: Voltou a se intensificar na internet, relatos de golpes aplicados por criminosos através do Whatsapp e ligações telefônicas. Os principais alvos, prefeitos do Sertão Central, que possuem suas imagens atreladas a números de celulares desconhecidos, onde golpistas se passam pelos gestores para negociar imóveis e até veículos.
No município de Boa Viagem por exemplo, duas pessoas já foram vítimas desta nova modalidade criminosa, com prejuízos estimados na casa dos 16 mil reais juntando o montante repassados. Criminosos utilizam o nome do atual gestor, Regis Carneiro e sua imagem pública, para aumentar a confiança das vítimas no primeiro contato.
A prática consiste em uma negociação online, onde o criminoso se passa pelo gestor e pede o depósito bancário ou pix de valores que variam entre mil ou até 10, dependendo do que está sendo ofertado, a maioria dos alvos são pessoas que anunciam venda de terrenos e veículos na internet.
Além de Regis, outros prefeitos como o de Pedra Branca e de Quixadá, também estão sendo vítimas.
A orientação repassada pela Policia é a de massificar a informação para que as pessoas tomem conhecimento e não sejam lesadas pelos golpistas.
Em nota, o prefeito local disse ter acionado a justiça para a quebra do sigilo telefônico dos inúmeros contatos, contudo, não há detalhes da ação judicial para coibir a prática.
O prefeito ainda reafirmou que nenhuma prefeitura negocia imóvel através de telefones, tampouco faz a aquisição destes. A orientação dada é para que qualquer contato em que use o nome de prefeito, secretários, servidores em nome da prefeitura ou do próprio político, seja ignorado, coletado os dados e apresentados na Delegacia de Policia Civil em caso de golpe consumado.
Com informações do Portal Boa Viagem