Das dez infrações mais comuns realizadas por motoristas no trânsito do Ceará em 2021, três delas foram por trânsito com velocidade acima da permitida em ruas e avenidas. Ao todo, mais de 470 mil infrações foram contra condutores que passaram da velocidade aceita pelos órgãos de fiscalização.
Os dados são de um ranking elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) que englobam dados de infrações cometidas entre janeiro e dezembro no estado.
Somadas, as transgressões contra condutores por transitar com velocidade superior à máxima permitida em uma via chegaram a 474.589 em 2021. Quase 85% delas ocorreram com velocidade 20% acima da permitida.
Redução de mortes no trânsito
Entre agosto e outubro deste ano, Fortaleza teve o menor número de mortes no trânsito dos últimos 20 anos, segundo o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
A média do trimestre era de 83 mortes, e o registrado em agosto, setembro e outubro de 2021 foi de 39 óbitos, uma diminuição de 53%. Em outubro, foram registradas 13 mortes, enquanto a média registrada para o mesmo mês em anos anteriores era de 27, segundo Sarto.
Fortaleza tem redução de velocidade máxima com aplicação de multa em caso de infração em 26 vias. A redução dos acidentes com mortos chega a quase 70% após a diminuição do limite.