Região Central: Com espaços mais otimizados, parte do seu acervo renovado e com novas políticas de fomento à prática da leitura, a prefeitura de Banabuiú entregou a nova biblioteca do município. O prédio foi reformado e modernizado pela gestão do prefeito Edinho Nobre e entregue na última semana em solenidade aberta ao público.
A biblioteca, que homenageia a professora banabuiense Aureni Santiago Lopes Nobre, foi reaberta na última quinta-feira (2). O ato contou com a presença de vereadores, secretários da gestão, o titular da cultura, Pedro Henrique Lopes, o vice-prefeito Dr. Arimatéa e o prefeito Edinho Nobre. De acordo com a prefeitura a biblioteca foi entregue após cerca de dois meses de obra. Ao todo foram investidos cerca de R$ 210 mil reais de recursos do próprio município em toda a execução, desde a reforma física do prédio até o investimento em ações de otimização do trabalho da equipe.
A unidade conta com acervo em mais de 6.500 exemplares de livros, espaço climatizado, área de convivência, computadores, sala de estar, espaço lúdico e espaços para estudos individuais e coletivos. Através do equipamento modernizado a gestão afirma que pretende colaborar para a formação e desenvolvimento da leitura, o apoio escolar de alunos e o fomento à atividades cultural de crianças, jovens e adultos.
Além do espaço interno o pátio externo da biblioteca também recebeu ações de modernização. O novo pátio, antes descoberto, agora recebe uma cobertura, espaço ideal para a realização de atividades culturais como rodas de leitura, grupos de discussão e apresentações culturais na praça que forma o espaço externo do prédio.
A entrega de um novos equipamento para leitura mostra um alinhamento do município de Banabuiú com o entendimento acerca da importância da formação de cidadãos através dos livros. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, as vendas de livros cresceram no Brasil no primeiro semestre deste ano. Em relação ao mesmo período em 2020, o aumento foi de 46,5%.Entre as crianças de 5 a 10 anos, a proporção de leitores subiu de 67% para 71%, de 2015 a 2019. Além disso, o levantamento apontou que essa faixa etária prefere os livros físicos aos digitais.
Considerado um elemento de resistência em tempos desafiadores do exercício da livre expressão crítica e de pensamento, a cultura tem sido uma política priorizada no município de Banabuiú. Além da nova biblioteca a Secretaria de Cultura da cidade já realizou um evento de valorização de músicos da terra, tem garantido torcida e apoio ao banabuiense Davi Torres que concorre em um concurso de novos talentos promovido por um programa de televisão e tem atuado para reforçar políticas de valorização cultural da cidade, como a Banartes, que apesar da pandemia foi realizada aos moldes virtuais.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, mostrou entendimento da causa, e se disse aberto para acolher as variadas demandas de seu executivo e do legislativo. “Além de proporcionar conhecimento, a biblioteca é um instrumento de cultura, de acesso a informação e de inclusão e com tantas evidências da importância deste espaço, nossa gestão não poderia deixar passar por despercebido”, comentou o prefeito.
O secretário Pedro Henrique Lopes reforçou as palavras de Edinho. “Fiquei com o coração cheio de alegria e emoção em está participando desse momento tão importante na história do nosso Município. Uma obra que tem grande importância no aprendizado e na valorização da cultura da nossa terra”.