Quixadá monta drive-thru para aplicar 3ª dose em idosos a partir de 75 anos nesta sexta (12)

compartilhar no:
Equipe de vacinadores estará até às 19h, sem intervalo de almoço, na Praça da Estação (Foto: Divulgação PMQ/Márcio Guedes)

Quixadá: Os casos de Covid-19 em Quixadá estão em queda, no entanto, os cuidados com a saúde não podem parar. Até o boletim epidemiológico desta quarta-feira (10), apenas uma pessoa estava internada em decorrência da infecção pelo novo coronavírus em uma das unidades de saúde local. E para evitar que este número aumente, a Secretaria de Saúde do município realiza, nesta sexta-feira (12), de 8h às 19h (sem intervalo de almoço), o Drive-Thru da Vacinação para aplicação da dose de reforço em idosos a partir de 75 anos.

Para se vacinar, o idoso tem que ter tomado as duas doses em Quixadá e a última delas deve ter sido aplicada com pelo menos seis meses de intervalo da segunda dose. O Drive-Thru acontece na Praça da Estação.

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos idosos é uma medida estabelecida pelo Ministério da Saúde para este público. A explicação dos técnicos da pasta é que com o passar dos meses os anticorpos produzidos neles em decorrência da vacinação apresente uma tendência à diminuição, como explica a enfermeira responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Quixadá, Patrícia Aires.

“No atual momento onde a vacinação da população adulta está acelerada e tendo em vista que os idosos apresentam uma menor proteção com o esquema padrão de vacinação e têm o maior risco de complicação e óbitos pela Covid-19, o Ministério da Saúde optou por adotar a administração da dose de reforço para esse grupo”, disse.

O Drive-Thru da Vacinação será realizado com quatro equipes de vacinadoras e quatros pessoas circulando para dar apoio aos idosos que irão buscar o serviço de imunização do município. É importante ressaltar que no ato da vacinação é necessário portar cartão de vacinação e CPF ou cartão nacional do SUS.

Paralelo ao serviço de imunização na Praça da Estação, a Prefeitura de Quixadá segue com a vacinação no Ginásio Rinaldo Roger entre 8h e 12h, tanto para 1ª como a 2ª dose para maiores de 18 anos e 1ª dose para adolescentes.