Ministério da Saúde libera dose de reforço para todos a partir de 18 anos já vacinados com duas doses

compartilhar no:
Ministério da Saúde autorizou aplicação da dose de reforço na população acima de 18 anos (Foto: Otávio Santos/Fotos Públicas)

Todos os brasileiros já vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou com a dose única e que possuem acima de 18 anos, poderão tomar uma terceira dose de reforço em um intervalo de cinco meses. Antes, o aprazamento previsto era de meio ano.

As informações foram confirmadas em uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (16) pela equipe do Ministério da Saúde. No fim de semana, o jornal O Globo havia antecipado a informação. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, presente à coletiva, detalhou a nova sistemática de vacinação.

“Agora, graças a informações que temos advindas de estudo científicos e de efetividade, decidimos ampliar a dose de reforço para todos aquelas pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse Queiroga.

A novidade na informação é que antes, a aplicação da chamada dose de reforço estava garantida apenas para idosos acima de 75 anos, imunissuprimidos e profissionais da saúde, que atuam na linha de frente da pandemia. Com essa nova informação, a partir de agora, todos que tenham a partir de 18 anos e que já tenham tomado as duas doses, poderão receber uma terceira dose.

Em Quixadá, na última semana, idosos acima de 75 anos foram vacinados em um Drive-Thru montado na Praça da Estação, para a oferta da dose de reforço. O Ministério da Saúde esclareceu que somente estados e municípios poderão definir quando darão início ao esquema de vacinação com a terceira dose, porque este processo depende da quantidade de doses que possuem em estoque e do quantitativo que devem receber.