DIREITO DE RESPOSTA: Motorista de caminhão envolvido em acidente em Banabuiú se apresentou à Polícia

compartilhar no:
Portal revista Central concede direito de resposta às partes envolvidas

O motorista que dirigia um caminhão envolvido em um acidente na barragem do Açude Banabuiú na última segunda-feira (1°), se apresentou à Polícia Civil na presença de um advogado no mesmo dia sinistro. No acidente o cabelereiro Francisco Lopes Maciel Neto que trafegava em uma moto, morreu. Uma perícia técnica no veículo deverá constatar a verdadeira causa.

De acordo com o apurado pelo Revista Central, o acidente foi registrado às 14h30 de segunda e o motorista se apresentou na Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) cinco horas depois, às 19h35, quando prestou depoimento. O advogado Dr. Calixto Neto divulgou uma nota de repúdio contestando a informação. (veja no final).

O Revista Central esclarece que em nenhum momento informou que o motorista estava foragido. O site se baseou no boletim com o detalhamento da informação enviado na manhã da terça-feira (2) pelos órgãos de segurança, de que ao atender o fato os oficiais tentaram localizar o motorista “mas o mesmo teria se evadido”. Vale frisar que o nome do homem sequer fora citado no texto.

De posse do boletim enviado na manhã seguinte ao acidente, o site atualizou a notícia destacando a data a qual o texto estaria se referindo, ao informar que “até a manhã desta terça-feira (2) o homem não tinha sido encontrado”. Além disso a matéria destacou que o homem estaria sendo procurado para prestar depoimento, e não porque estivesse foragido.

Embora tenha se apresentado na noite do mesmo dia do acidente essa informação não constava no detalhamento da ocorrência enviada à imprensa na manhã do dia seguinte (2). Também vale salientar que nenhum dos envolvidos procuraram o site para atualizar a informação, mesmo depois de terem fornecido sua versão perante à Polícia.

Fica claro, portanto, que houve um desencontro dos fatos narrados pelos órgãos de segurança entre os procedimentos que os envolvidos no acidente realizaram, e os detalhes repassados à imprensa pelas autoridades policiais.

Diferente da versão oficial apresentada até então, o advogado Dr. Calixto Neto afirmou que o homem que conduzia o veículo permaneceu no local até a chegada da ambulância, e pedia ajuda para os que passavam pelo trecho para agilizar o socorro, mas que logo em seguida sentiu-se mal e foi levado por familiares para um local seguro. O advogado ainda esclareceu que o homem procurou abrigo por temer represálias da população, uma vez que não conhecia a vítima.

Veja a íntegra da nota do advogado do motorista, Dr. Calixto Neto.

__________

NOTA DE REPUDIO: Venho através dessa nota, informar a população em relação ao acidente de trânsito que ocorreu no dia 01/11/2021, na cidade de Banabuiú/CE, ocasionando infelizmente o óbito do condutor da motocicleta.
Dessa forma, os jornais locais, principalmente a revista central, vem utilizando da liberdade de imprensa para veicular notícias falsas, em afirmar sem nenhum embasamento, ou fato concreto que o condutor do caminhão estaria desaparecido e sendo procurado pela polícia, noticia essa totalmente falsa, na qual presta a população uma desinformação, as famosas fake News!!
Para fins de esclarecimento, o condutor do caminhão, junto com a proprietária do veículo, se apresentou no mesmo dia 01/11/2021, para prestar todas as informações devidas à autoridade policial, que deverão ser apuradas através de perícia, exames… tudo dentro da legalidade.
Nessa esteira, reportar notícias falsas, gera danos terríveis para todos os envolvidos, que caberia até um dano moral, principalmente na era em que estamos vivendo, onde uma fake News (sensacionalista) gera mais repercussão do que uma notícia verdadeira, causando desconforto com os familiares da vítima, violando a honra a intimidade do cidadão, na qual a atitude do jornal de forma velada ou não, ao veicular e afirmar que o condutor do veículo está desaparecido, induz a todos que estão lendo a matéria a acreditar que se trata de um criminoso, ferindo a sua dignidade e a de seus familiares, que são cidadãos de bem, estando muito abalados com todo o corrido.
Por fim, prestarei todas as informações necessárias, por ser advogado e está acompanhando o caso, além de requerer, que o jornal se retrate da notícia totalmente falsa.