Região Central: A vacinação antirrábica segue a todo vapor em Quixadá. Apenas em 2021, a Secretaria de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses já vacinou quase 13.000 cães e gatos contra a raiva.
Nesta quinta-feira (11), técnicos da secretaria através do Centro de Controle de Zoonoses atenderam no Cedro Novo, no Restaurante do “Nêgo” até as 12h. Já nessa sexta-feira (12), a vacinação segue no galpão do Jhonson na rua João Batista Terceiro, também no Cedro Novo.
Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.
Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.