Se você xingou sua operadora de telefonia achando que eram os dados móveis, ou a sua empresa de internet achando que era problema no wi-fi, pode começar pedindo desculpas: no mundo todo, usuários do aplicativo Instagram relataram problemas no uso da plataforma, a partir de 12h30. Como pertencem à mesma empresa, Facebook e Instagram, também saíram do ar. As causas ainda estão sendo apuradas pela empresa.
A principal hipótese é que o problema tenha sido global, e por isso afetou milhares de usuários e internautas em todo o planeta. O problema chegou ao seu pico antes de uma da tarde. Naquele horário o site Downdetector, que faz o mapeamento de queda de serviços em sites, foi ao pico, tendo registrado um total de 8 mil reclamações, mas há cerca de uma hora atrás, elas já ultrapassavam a marca de 50 mil reclamações.
Há relatos no site de reclamações sobre o WhatsApp fora do ar em países da América do Sul, como Argentina, Peru e Colômbia. Quem tenta enviar uma mensagem, vê o aplicativo travado. Os sites do Facebook e do Instagram apresentam tela de erro para quem tenta acessar pelo computador.
O problema nas empresas do Grupo Facebook foram tão grandes que há relatos de instabilidade até mesmo na Oculus, a plataforma de realidade virtual do Facebook. Em nota o WhatsApp informou que “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!”, diz postagem.
O Facebook também lançou uma nota oficial: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”. E o Instagram comentou no twitter: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.