Região Central: O presidente da república, Jair Bolsonaro, chega ao Ceará nesta quarta-feira (20) onde deve assinar, entre outros compromissos, a ordem de serviço para o início do trabalho de recuperação da Barragem do açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú. O ato deve acontecer no município de Russas, no Vale do Jaguaribe onde o presidente cumpre agenda oficial.
A recuperação da barragem de Banabuiú é apenas uma das ordens de serviços que serão garantidas por Bolsonaro. Durante a agenda que cumpre no Ceará, ele também deve anunciar investimentos e recursos para a área hídrica e de abastecimento.
De acordo com as informações da agenda divulgadas pelo Palácio do Planalto a assinatura para contemplar o açude de Banabuiú prevê um serviço de recuperação de parte danificadas e adequação da barragem. A obra deve ter início logo após a ordem assinada por Bolsonaro.
Ainda segundo o Planalto o valor investido será da ordem de quase R$ 15,5 milhões, aportados através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os trabalhos devem ficar sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que administra o açude.
Conforme as informações de sua agenda Bolsonaro deve decolar da Base Aérea de Brasília às sete da manhã. O presidente tem um pouso programado no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte e de lá vai voar de helicóptero e pousar em Russas por volta de 11h, onde acontecerá a solenidade. A agenda na cidade está prevista até por volta de 12h40, quando Bolsonaro decola de volta à Brasília.
A visita presidencial faz parte de um pacote de anúncios de obras hídricas chamado “Jornada das Águas”, evento do Ministério do Desenvolvimento Regional, que teve início no norte de Minas Gerais e percorre os nove estados nordestinos, levando intervenções de abastecimento, saneamento e uso da água.
Além da obra do Banabuiú, em Russas Bolsonaro vai anunciar o lançamento de um edital para licitação da construção do Ramal do Salgado, que deverá fazer parte do processo de Transposição do Rio São Francisco, e também deve anunciar a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Embora não tenha sido confirmado na sua agenda presidencial oficial no site do Ministério das Comunicações, a previsão é que após a solenidade, Bolsonaro faça um voo de helicóptero sobre as obras hídricas que vão entrar em obras. Se isso acontecer, o presidente deve sobrevoar o município de Banabuiú de helicóptero sobre um forte esquema de segurança composto por aeronaves da Aeronáutica.