Relatório aponta que Ceará teve quatro tremores de terra durante mês de agosto

compartilhar no:
Tremores foram registrados em quatro municípios diferentes (Foto: reprodução)

A terra tremeu. A frase se repetiu com frequência no último mês no Ceará. Dados do Laboratório Sismológico (Labsis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que realiza o monitoramento de eventos sísmicos no Nordeste, mostram que no mês de agosto foram registrados quatro tremores de terra em municípios cearenses.

O levantamento do Labsis considera apenas os eventos que foram registrados pelos equipamentos que monitoram a frequência sismológica dos municípios cearenses. Relatos de pessoas que alegam sentir a terra tremer, sem apresentar nenhuma prova técnica são descartados na contagem.

O maior dos tremores – e que foi também o primeiro da lista de quatro contabilizados pelo Laboratório – foi registrado no município de Irauçuba. O tremor registrou 2.6 graus na Escala Richter e foi registrado às 6h do dia 3 de agosto.

Em áudios que se espalharam pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, moradores relataram terem sentido e escutado o barulho provocado pela terra tremendo. Habitantes de comunidades da zona rural do município também sentiram o evento sísmico. Não houve danos materiais.

O segundo e o terceiro evento ocorreram em municípios da região litorânea no estado. Beberibe e Itapipoca, respectivamente, registraram um tremor de terra de 1.4 graus na Escala que mede a intensidade dos tremores. Em Beberibe o evento foi registrado no início da tarde no dia 16 de agosto, enquanto em Itapipoca o tremor aconteceu na madrugada do dia seguinte.

O último dos tremores aconteceu na cidade de Sobral, no dia 21 de agosto, no final da tarde. Os sismógrafos do Labsis mostraram que o abalo sísmico contabilizou 1.5 graus na Escala Richter e não houve informações de feridos ou danos materiais.

Caso recente

Na tarde de ontem, o evento se repetiu na mesma cidade. A terra tremeu mais uma vez em Sobral, quase três semanas depois do último registro na cidade, que foi também o último evento de tremor de terra contabilizado no Ceará. De acordo com o responsável pela Defesa Civil de Sobral, diversos moradores da região relataram sentir o tremor. Alguns, inclusive, publicaram em suas redes sociais relatos e questionamentos sobre o evento.

Qual o motivo?

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.