Quixadá: Depois de atingir seu nível mais baixo do ano de 2021, o Comitê da Bacia do Banabuiú, colegiado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), decidiu que não vai mais liberar água do açude Pedra Branca. A decisão ocorreu na última semana, quando o reservatório entrou num ritmo acelerado de perca de volume de água.
Conforme a Cogerh, a 19ª Reunião Extraordinária ocorreu no início da semana para discutir a liberação de água do Açude Pedras Brancas para perenizar o Rio Sitiá. O tema gerou ampla divergência de opiniões, com a decisão pela não liberação do reservatório definida por meio de votação. De um total de 38 votantes, 21 optaram pelo “não”, 16 pelo “sim”. Houve uma abstenção.
A situação do Pedra Branca tem causado preocupação aos moradores do município de Quixadá, que há quase duas décadas deixaram de ter o abastecimento garantido pelo Cedro e hoje passam a ter o fornecimento de água possível graças ao volume do reservatório, que fica no município de Banabuiú.
Nos últimos meses a cidade de Quixeramobim deixou de ser abastecida pelo Pedra Branca. A medida teria por objetivo garantir a reserva de água para não deixar Quixadá desabastecido e causar um racionamento.
Nas últimas dias semanas, o nível de água do Pedra Branca vem caindo significativamente e num ritmo acelerado. De acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará, desde o último dia 14 de setembro, o açude vem perdendo o número de um percentual por dia, fazendo com que em 11 dias o açude pulasse do total de 4,01% de acúmulo para 3,90%.
O Açude Pedras Brancas, localizado no distrito de Tapuiará, em Quixadá, é o 6º maior do Ceará e administrado pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (DNOCS). Atualmente, o reservatório está com 3,95% de sua capacidade.
Ainda na reunião foi discutido a operação de água do Sistema Hídrico Banabuiú, com intuito de nivelar com a plenária o que será abordado na Reunião de Acompanhamento dos Vales Jaguaribe e Banabuiú nesta quarta-feira (22). Na ocasião foi informado que, conforme planejamento anual, será realizada a Capacitação de Reúso de Água (tecnologia e Inovação) de forma virtual, nos dias 5 e 19 de outubro. A Reunião contou com a participação de 43 instituições/membros das 50 que compõem o colegiado.