Região Central: Os municípios de Banabuiú e Milhã recebem esta semana mais uma remessa de alevinos como parte das ações de peixamento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A distribuição acontece na sexta-feira (10) em Milhã e no sábado (11) na cidade vizinha de Banabuiú. Além das duas cidades do Sertão Central, outros três municípios recebem as ações de peixamento essa semana: Crateús, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.
Os peixes são despejados em açudes comentários para que façam a reprodução e, desta forma, consigam gerar emprego com a venda do próprio peixe e seus derivados, além de servir como fonte de renda entre as famílias que sobrevivem da atividade pesqueira pelos municípios cearenses.
A iniciativa comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar (Copea/ SDA), distribui 210 mil alevinos nos cinco municípios.
De acordo com a SDA, do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado.
São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.
A meta do projeto é distribuir cinco milhões de alevinos em 850 açudes até março do próximo ano. De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura Familiar, a expectativa é gerar 1,255 toneladas de peixe por ano e gerar R$ 6 milhões em negócios rurais.
“O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destaca Thiago Sá Ponte.