Há quase 18 meses, todos os dias há registro de mortes por Covid-19 no Ceará. Filhos, pais, avós, parentes, conhecidos que vieram a óbito e integram um trágico saldo. Nos últimos períodos, a situação, felizmente, melhora e o número de mortes recua. Para o controle da pandemia, essa é uma das dimensões mais relevantes.
No Estado, conforme levantamento do Diário do Nordeste, ao menos cinco cidades vivenciam uma situação mais otimista. Em Potiretama, São João do Jaguaribe, Guaramiranga e Barroquinha, há mais de dois meses não são contabilizadas mortes em decorrência da doença. Em alguns casos, as últimas mortes pela doença foram em maio.
No Ceará, até o dia 30 de agosto, ao menos 24 mil pessoas morreram de Covid, segundo dados do Integrasus, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa). O levantamento do Diário do Nordeste cruzou dados dessa plataforma com informações divulgadas pelas prefeituras nos sites oficiais. Nesse processo, foi detectado que, nestas cinco cidades, o cenário é semelhante: um período relevante ininterrupto sem mortes por Covid.
CONFIRA A SITUAÇÃO:
Potiretama
Último registro de óbito: 20 de maio de 2021
Total de óbitos: 7
São João do Jaguaribe
Último registro de óbito: dia 8 de junho de 2021
Total de óbitos: 9
Pires Ferreira
Último registro de óbito: dia 15 de junho de 2021
Total de óbitos: 11
Guaramiranga
Último registro de óbito: 18 de junho de 2021
Total de óbitos: 5
Barroquinha
Último registro de óbito: 24 de junho de 2021
Total de óbitos: 25
Com informações do Portal Sert News