Jaguaretama vive onda de temor após caso da variante Delta do coronavírus; Prefeitura ainda não se pronunciou

compartilhar no:
Centro da cidade de Jaguaretama; cidade vive onda de temor depois de viriante da Delta

Vale do Jaguaribe: A região do Vale do Jaguaribe está em alerta. Na última terça-feira (3) a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que uma moradora de Jaguaretama foi confirmada com um caso da variante Delta do coronavírus. A informação deixada toda a cidade, a região e ainda as regiões vizinhas em alerta.

Conforme a Sesa a paciente de Jaguaretama é uma mulher de 22 anos que não deveria estar no Rio de Janeiro e chegou de viagem no último dia 23 de julho. Ela teve uma amostra positiva para a Covid-19 após realizar um teste rápido no desembarque do aeroporto de Fortaleza.

Além do caso em Jaguaretama, a Sesa informou que outra paciente, do município de Ipueiras, também testou positivo para uma variante Delta. Elas foram orientadas a cumprir auto quarentena de até 14 dias, para evitar a proliferação do vírus.

Embora as duas mulheres que testaram positivo tenham chegado de viagem no último dia 23 de julho, a Sesa só divulgou a informação ontem. Com isso, agora chega a seis o total de casos confirmados da variante Delta no Ceará: uma em Fortaleza, uma em Caucaia, uma em Itapipoca, uma em Sobral, e agora em Ipueira e Jaguaretama.

Temor na população

Depois que a informação foi confirmada, uma onda de temor se espalhou pelas redes sociais. O principal recebimento da população é quanto à disseminação mais rápida do vírus, uma vez que os pacientes confirmados estão em cidades de diferentes regiões do Estado (Capital, Região Metropolitana, Região Litorânea, Região Norte e agora Região Jaguaribana), aumento como chances de proliferação mais rápido em todo o estado.

Em Jaguaretama, ontem, logo após a divulgação do novo caso, circulou pelas redes sociais um áudio em que trazia uma mensagem atribuída à secretária de saúde do município, Airlene Dantas, dando detalhes sobre a situação no município. O áudio destaca que a paciente está isolada e sendo monitorada pelas equipes do município. Ela não teria saído de casa desde que chegou de Fortaleza. Não há confirmação se, de fato, a voz do áudio é de Airlene.

Aglomerações aumentam risco

O medo na população de Jaguaretama explica-se por fatores diferentes. Um deles está na realização de vaquejadas. Conforme apurado pelo Revista Central, nos dois últimos fins de semana houve a realização de vaquejadas, reunindo um público maior do que o recomendado pelo decreto estadual. A variante Delta se espalha com mais rapidez em casos de aglomeração.

Órgãos não se pronunciaram

Até à manhã desta quarta-feira (4), quando esta matéria foi publicada, a Prefeitura de Jaguaretama não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso nas redes sociais. Nem o perfil oficial do prefeito Glairton Cunha trazia qualquer mensagem sobre o assunto. Na página oficial da secretária Airlene Dantas também não havia nenhuma menção sobre o caso confirmado da variante Delta na cidade.