Dois municípios do Ceará tiveram decretados estado de Emergência em função dos problemas relacionados a estiagem. O decreto foi publicado na última segunda-feira (30) no Diário Oficial da União. Trairí e Cedro tiveram a situação de emergência reconhecida.
O município de Cedro, localizado a 387 km de Fortaleza, foi reconhecido devido à estiagem. Já Trairi, localizado a 124 km da Capital, sofre de seca. Ao todo, 50 municípios do País estão em situação de emergência devido a desastres naturais. Cedro e Trairí são as únicas do Ceará a integrarem a lista.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o reconhecimento pelo Governo Federal possibilita que os municípios afetados por desastres naturais solicitem recursos para ações voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além da reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.
Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
A falta de chuvas no nordeste tem sido acompanhada pelo MDR. De acordo com o órgão, após percorrer o interior do Piauí, foram repassados R$ 4,5 milhões em recursos para fornecimento de água por carros-pipa nas áreas urbanas de 50 municípios do estado. E para a Paraíba, foram destinados R$ 8,2 milhões para reforçar a distribuição de água também nas áreas urbanas.
Com informações do Jornal O Povo