O ex-presidente Lula visita o Ceará neste fim de semana. O petista desembarca no estado no final da tarde desta sexta-feira (20), cinco anos depois da última passagem que fez por solo cearense. Na agenda estão compromissos com o governador Camilo Santana.
Embora não tenha dito por A mais B, a visita de Lula ao Ceará faz parte de uma estratégia de pré-campanha. Desde que o Supremo Tribunal federal (STF) anulou as condenações na Lava Jato após constatação de partidarismo do então juiz Sérgio Moro, Lula passou a se portar como um nome a concorrer com Bolsonaro em 2022.
A passagem pelo Ceará faz parte de uma rota cumprida por agenda no Nordeste, onde Lula historicamente tem mais apelo popular. Nesta semana ele já visitou os estados Pernambuco, Piauí e Maranhão, e deve passar ainda pelo Rio Grande do Norte e Bahia, onde finaliza a rota pelo nordeste.
Os detalhes da agenda de Lula são mantidos sob sigilo em sua grande maioria, tendo em vista que neste momento o petista faz articulação de bastidores, mas o jornal Diário do Nordeste antecipou alguns momentos: “No sábado pela manhã, Lula deve visitar o Porto do Pecém acompanhado do governador Camilo Santana. Logo após, Camilo deve oferecer um almoço para Lula. As reuniões com lideranças partidárias devem ocorrer apenas na segunda, no hotel onde o ex-presidente ficará hospedado”.
O jornal ainda antecipou que na visita, Lula deve receber “os dirigentes de partidos progressistas, como o Psol e o PCdoB, assim como de legendas aliadas – caso do MDB, de Eunício Olveira. Parlamentares do PDT também foram convidados, mas ainda não há confirmação se essa reunião ocorrerá”.