Covid-19: Sertão Central tem 9 cidades em risco moderado; Boa Viagem e Quixeramobim mantém risco altíssimo

compartilhar no:
Quixadá segue em risco moderado, no Alerta 2; eficácia da vacinação e comportamento da população dão resultado (Foto: Cleyton de Paula)

Região Central: O Sertão Central continua avançando em um estado de controle da pandemia da Covid-19. Conforme os últimos dados do IntegraSUS os níveis de alerta melhoraram significativamente e apenas duas cidades estão na condição mais grave de transmissão viral: Boa Viagem e Quixeramobim.

Os números atualizados sobre os níveis de alerta de cada cidade compõem a Semana Epidemiológica de número 33 e 34. Nesta nova atualização, se comparado com os números das semanas 31 e 32, o Sertão Central apresentou um avanço positivo: cinco cidades que antes estavam em nível altíssimo, agora estão em nível moderado.

Há cerca de 15 dias, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Itatira e Quixadá estavam no nível mais crítico da pandemia. Atualmente estes municípios estão em nível 2, que significa um risco moderado. Paramoti, junto a Solonópole, seguem no nível de risco alto.

As situações mais tranquilas de risco muito baixo de infestação do vírus foi observada nos últimos 15 dias em Choró, Caridade e Canindé. Por serem cidades de índice populacional menor, a vacinação nestes municípios avança com mais rapidez, o que permite criar uma espécie de imunidade de rebanho, onde a grande maioria já esteja imunizada.

No geral, a situação no Sertão Central pode ser medida pela eficácia na campanha de vacinação desempenhada pelos municípios, bem como pelo comportamento da população, que precisa compreender a necessidade do uso permanente de equipamentos de proteção individual, como máscara e álcool em gel.