O mês de setembro pode chegar trazendo mais um peso para o bolso do brasileiro: a conta de luz poderá ficar ainda mais cara com a tarifa de bandeira vermelha o nível 2. Isso significa que a cobrança extra cobrada será maior do que os atuais valores.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve anunciar somente nesta terça-feira (31) as informações detalhadas sobre a cobrança que será tarifada, mas de acordo com o Jornal do Comércio, os valores devem passar dos atuais R$ 9,49 extra cobrados, para valores que possam chegar a até R$ 15.
“Agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, afirmou a Aneel em nota.
A agência ainda detalhou que a reduzida capacidade de produção hidrelétrica por conta dos baixos níveis dos reservatórios e a necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos, tem pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD).